Povoado Baixa da Madeira,  Povoado Estiva,  Povoados

No Dia Internacional da Mulher, veja como as ‘filhas” dos povoados passaram por desafios e hoje são exemplos

Neste 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data bastante representativa na luta por igualdade em diversos setores.

E cada vez mais as mulheres vem conseguindo espaço na sociedade e no mercado de trabalho, e isso é graças aos exemplos que hoje se tornaram uma referência no mercado onde estão inseridas.

E isso não é diferente aqui, com as “filhas” dos nossos povoados. Com a participação de mulheres fortes, que todos os dias têm um papel importante na transformação da nossa região, se tornaram um exemplo para a nova geração.

Começando por Antônia Tânia Maria de Castro Silva, Advogada, servidora pública federal, com três especializações e mestrado na Europa, nascida no Povoado Estiva, Tutóia – MA, ela sabia que desde cedo precisava se dedicar aos estudos para conseguir algo.

Antônia Tânia Maria de Castro Silva

Sobre os desafios que a mulher encontra no mercado de trabalho, Tânia disse que, infelizmente, ainda existe bastante preconceito na iniciativa privada, algo que já vem da história mundial, onde a mulher não era valorizada e sempre precisou lutar mais que os homens por um espaço. E sobre desafio ela conhece bastante!

Tânia disse que, além de ser mulher, era pobre, e isso foi mais um fator que poderia ter atrapalhado na sua luta, mas que jamais desistiu.

“O meu grande desafio foi, não só por ser mulher, mas também pobre, não tendo acesso a estudo. Assim, eu não aceitei essa realidade e fui em busca de algo melhor. Me dediquei a vida inteira aos estudos, tanto aqui em nosso povoado, como partindo para novos horizontes em outras cidades. E hoje me orgulho da mulher que me tornei, tendo um lugar ao sol”

Sobre o incentivo que dá as mulheres, Tânia relembra uma frase celebre da sua mãe: “Minha mãe dizia: ‘herança de filho de pobre é a educação’. Portanto, o que eu digo para a geração de mulher é que não desistam dos estudos, mesmo que seja difícil. Porque isso que vai te levar a novos patamares, a fim de conseguir conquistar seus sonhos”.

Francisca Maria Ramos da Silva

Com esse pensamento também, Francisca Maria Ramos da Silva, nascida no Povoado Estiva, Tutóia – MA, é mais um exemplo do nosso povoado que deve ser seguido. Mãe de três filhos e “filha” do povoado, Francisca disse que, quando tinha 12 anos, foi morar em Belém, no Pará, com a família. Por lá, ficou por 14 anos, mas a saudade da terra falou mais alto, retornando para o povoado. Aqui, ela terminou seus estudos, fez concurso público para merendeira, ingressou na faculdade, e hoje é formada em Pedagogia.

Para ela, ainda existe muita resistência da sociedade pela inclusão de mulheres no mercado de trabalho, ainda mais quando essa mulher é chefe de família. “Meu maior desafio por ser mulher foi ser mãe e pai ao mesmo tempo. Entretanto, nunca desisti, porque podemos recomeçar, mesmo quando o mundo diz que não. E isso serve para as mulheres do nosso povoado, que apesar dos desafios, e muitas delas são provedoras do lar, não abaixam a cabeça para os obstáculos”, disse Francisca.

E foi isso que Jaiza Rocha da Fonseca, nascida no Povoado Baixa da Madeira, Tutóia – MA, marisqueira e monitora do colégio U. I. Joaquim Veras, fez: nunca desistiu! Após se separar do marido, se viu em uma situação onde teve que lidar com o provimento de sustento para a sua família. Para ela, o começo foi difícil, porque surge aquela ideia de que não será capaz de cumprir essa tarefa árdua. Mas, quem acha que ela desistiu, está enganado!

Jaiza Rocha da Fonseca

“Fui criticada pelo mercado de trabalho e pela sociedade por ser divorciada. Entretanto, isso não me fez desistir. Assim, o incentivo que eu dou para as mulheres é o seguinte: não abaixem a cabeça. Vão à luta, tanto por vocês mesmas, como pelos filhos, para não ficar dependente de alguém. E isso está inteiramente ligado ao valor para o estudo. Não deixe a escola de lado, pois ela é a chave para a realização dos seus sonhos”

Você, mulher dos nossos povoados (Estiva das Primaveras, Baixa da Madeira e Ponta de Faca em Tutóia – MA, se inspire nesses exemplos, tanto para conseguir uma melhor condição de vida para si mesma, como ter um espelho para a nova geração de mulheres que está chegando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *