‘Filhos da Terra': conheça a trajetória de João Rosário da Silva e seu amor pelo Povoado Baixa da Madeira
Povoado Baixa da Madeira

‘Filhos da Terra’: conheça a trajetória de João Rosário da Silva e seu amor pelo Povoado Baixa da Madeira

Nossa região é rica em diversas áreas, mas o que faz a diferença é a população que aqui vive, com a esperança de que um dia todos os povoados possam ter o reconhecimento que merecem.

É sobre esse amor a terra, respeito as antigas gerações e empenho para que o futuro possa ser melhor, que a entrevista com João Rosário da Silva foi tão proveitosa.

Atuando como lavrador por muitos anos, João Rosário nasceu no Povoado Baixa da Madeira e até hoje é um exemplo de como a população local pode ser fator essencial na transformação da nossa região.

Com seus 63 anos, João Rosário é um nome forte e de destaque, sendo reconhecido em todos os lugares que passa. E sua história não poderia ficar de fora da nossa série de matérias sobre os “Filhos da Terra”

Em nossa conversa, ele lembra que sua família foi quase que os fundadores do Povoado Baixa da Madeira. Admirador nato da terra natal, Rosário diz que antigamente as pessoas não usavam gás, onde a comida era toda feita no fogo de lenha.

“Meu pai era produtor, um lenhador, que vendia o material na cidade de Tutóia, sendo essencial para o crescimento da região

João Rosário da Silva (sentado) fala sobre sua trajetória e do amor pelo Povoado Baixa Madeira – Foto: Reprodução

E foi da lenha que o sustento da família de Rosário saia, além de outros moradores da região, dando o nome ao povoado até hoje. Entretanto, a vida nunca foi fácil. E, neste sentido, ele lembra que precisou deixar os estudos de lado, sendo o maior desafio da sua vida até hoje.

“Não tive oportunidades de estudo. Tenho pouco conhecimento de leitura, porque era complicado na época. Gostaria de ter aprendido mais, mas não foi possível”

Sobre o poder da educação na vida das crianças e jovens do povoado, João Rosário destaca que sua maior vontade é ver a nova geração com estudo mais adequado, ter conhecimento sobre o mundo, com maior desenvolvimento, obtendo uma vida melhor.

“Hoje a Associação vem fazendo um grande papel junto aos nossos povoados. Uma escola quase foi fechada, mas juntamente com o Manoel e toda equipe, foi possível manter a educação para as nossas crianças”

Sobre as dificuldades que a região passa e necessita de atenção do poder público, Rosário destaca que neste momento a infraestrutura das estradas que ligam a cidade até os povoados deveriam receber investimentos.

“O caminho de acesso até o nosso povoado precisa se recapeado, além da criação de pontes etc. A nossa terra é rica e precisa de uma estrutura melhor, pois iria favorecer mais o crescimento”

Além disso, ele destaca a importância da criação de uma cooperativa que possa fazer a ligação entre o produtor rural e o comércio.

“Nossa terra é produtiva. Aqui temos camarão, peixe, castanhas, mas não existem quem possa comprar e vender. Assim, precisamos também de uma cooperativa que possa vender nossos produtos. Hoje a associação está fazendo um ótimo trabalho e acredito que ela será essencial para o produtor e morador lugar no sentido de trazer maior desenvolvimento”

E com esses exemplos e elogios que a Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados está empenhado em trabalhar e trazer cada vez mais benefícios a nossa região

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *