Projeto Nascentes do Bom’ promove ação em 13 povoados na preservação do Rio Bom Gosto
Com a finalidade de preservar as nascentes do rio, a Associação Rede Buriti do Bom Gosto está promovendo o “Projeto Nascentes do Bom” em todo o território da bacia hidrográfica da nossa região.
Em entrevista, Maxuel Rodrigues Pinto, presidente da Rede Buriti, que está à frente do projeto, falou sobre as adoções de medidas no sentido de orientar no processo de promover a melhoria da qualidade ambiental por meio de práticas de recuperação, preservação e conservação na Área de Preservação Permanente (APP) das nascentes e respectivas áreas de recargas.
Neste projeto, está sendo empregada a educação ambiental como ferramenta de mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, com destaque para a preservação dos recursos hídricos.
No total, 13 povoados serão contemplados com esse projeto, desde as nascentes até a foz do rio Bom Gosto.
Sobre a participação da população no projeto, Maxuel destaca que todos são fundamentais no andamento das ações, visando o engajamento de todos, sensibilizando-os de forma consciente sobre o papel enquanto cidadãos e agentes multiplicadores nas ações ambientais.
O projeto tem como objetivo melhorar a vazão das nascentes, bem como reduzir o número de queimadas e animais soltos nas áreas das nascentes, oferecendo melhores condições socioambientais para o ecossistema local e aos moradores de toda bacia hidrográfica do rio Bom Gosto.