Estudante do Povoado Estiva é destaque do ENEM com uma das maiores notas na redação
A estudante Gabriele Rocha da Silva, de 18 anos, está vivendo um sonho nos últimos dias depois que foi divulgada a nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, onde a jovem tirou uma das maiores notas em redação e se tornou um orgulho para Tutoia.
Residente no Povoado Estiva e estudante do C.E.Olindina Nunes Freire, Gabriele tirou a nota 740 na Redação e agora é exemplo para os jovens que pretendem realizar o exame agora em 2024.
Quando soube do resultado da prova, Gabriele contou que sentiu uma explosão de sentimentos, apesar de que, durante o meu cronograma de estudos, estava bem confiante, principalmente com a redação por ter um pouco de experiência e o domínio nos conteúdos de português.
“Mas no primeiro dia do exame, me deu um grande nervosismo, o que me fez pensar que eu tinha me saído muito mal. Mas aí, quando recebi o resultado, foi uma grande surpresa”, disse ela.
Sobre qual carreira pretende seguir, Gabriele disse que será algo ligado à saúde, colaborando com melhorias para o seu povoado e para a cidade.
Falando sobre o papel da educação em seu crescimento pessoal e profissional, Gabriele disse que a educação transforma vidas (tanto no financeiro quanto no pessoal), sendo capaz de moldar o caráter das pessoas.
“O conhecimento tem o poder de fazer com que as pessoas se comuniquem de forma eficaz, tomem melhores decisões e principalmente ter conhecimento do poder que elas têm como cidadão na sociedade e quais os seus direitos a fim de reivindicar, de acordo com suas necessidades”
Para os bons resultados no Enem, Gabriele contou a ajuda de todo o grupo escolar, que deram muito apoio e carinho a todos os alunos da escola, com ótimas instruções sobre a prova, preparo psicológico e físico antes do exame, revisando os conteúdos essenciais e até mesmo exames antigos do Enem. “Agradeço a toda equipe pedagógica do C.E.O pelo esforço em instruir bem os seus alunos”, disse ela orgulhosa.
Entretanto, mesmo contando com o apoio de professores e funcionários capacitados nestes resultados positivos, a jovem do Povoado Estiva diz que a educação é mediana, pois os recursos escolares são mínimos, onde o espaço escolar não tem suporte para abrigar muitos alunos, principalmente com a nova implementação do ensino médio.
Assim, para ela, é necessário mais investimento em projetos didáticos, além de disponibilidade dos transportes públicos para os alunos possam frequentar a escola, pois no ano de 2023 muitos alunos foram prejudicados por conta disto.
E que dicas será que Gabriele dá para os estudantes que pretendem fazer o ENEM em 2024?
“Que tenham fé, coragem e dedicação. E que no dia da prova, estejam com o sono em dia e levem um chocolatinho para dar aquele ânimo na prova e para diminuir a ansiedade. Mas, se vocês não conseguirem na primeira tentativa, não desanime. Leve esse momento como experiência e tente outra vez. Isso não serve só para o ENEM, mas em todos os vestibulares”.
Também, para ela é importante que todas as idades possam focar sua atenção especial nas aulas, já desde o ensino fundamental, que são a base de todo o aprendizado, participando das Olimpíadas de Português, Soletrando, Projeto Leitura e Concursos de Redação.
“Todos esses projetos irão expandir seus saberes e vocabulários, ponto importante para quem futuramente irá participar do ENEM”
Que o exemplo e dedicação de Gabriele Rocha da Silva, moradora do Povoado Estiva, possa servir de incentivo para que mais jovens venham a conseguir se destacar no ENEM e em diversos vestibulares pelo Brasil, sempre colocando a educação como base fundamental da sua vida.