-
Durante sessão na Câmara dos Vereadores, presidente da AMOPPE fala sobre os perigos da implantação da Biomar Mineração em Tutoia
Na segunda-feira (11), ocorreu na Câmara dos Vereadores de Tutoia uma sessão ordinária sobre a implantação da Biomar Mineração que tem interesse na extração do calcário em nossa região. O presidente da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, Manoel Castro, esteve presente na seção, juntamente com o presidente da Colônia de Pescadores, Francisco Bem-Te-Vi, para esclarecer todos os perigos que a entrada da empresa pode resultar para o meio ambiente e sociedade pesqueira de Tutoia. O objetivo da participação de ambos os representantes foi contar com a ajuda dos vereadores em trazer alusão a diversos pontos que ainda estão…
-
Por meio de doações e ajuda da comunidade, AMOPPE realiza recuperação da estrada que liga os povoados de Tutoia
No último domingo (10), a AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, por meio de doações e ação popular, conseguiu recuperar uma parte da estrada que liga os Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca até o Bom Gosto, que estava há mais de 5 anos precisando de manutenção. A associação conseguiu doações de moradores e de empresários que apoiam o desenvolvimento das comunidades, o que possibilitou a recuperação da parte mais crítica da via. “Essa foi uma vitória das comunidades, recuperando o tráfego de veículos e a dignidade daqueles que moram na região e precisam desta estrada…
-
Secretaria da Pesca e Agricultura convida AMOPEE para reunião com técnicos da Agência Estadual da Agropecuária
No próximo dia 05 de setembro, a partir das 9h, a AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca vai participar de uma reunião com a Secretaria de Pesca e Agricultura de Tutoia e técnicos da Agência Estadual da Agropecuária. O convite foi feito pelo secretário José Ovídio Conceição Barroso diretamente ao presidente da AMOPPE, Manoel Castro. Essa reunião visa abordar assuntos ligados a políticas públicas em benefício dos pescadores e marisqueiros da nossa cidade. É de extrema importância a participação das pessoas que pertencem aos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca.
-
Presidente da AMOPPE se reúne com Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tutoia para conversar sobre direitos trabalhistas e regularização de terras
Na segunda-feira (28), Manoel Castro, presidente da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoado Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, esteve em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tutoia para aproximar a associação com a entidade, buscando parceria que possa resolver os problemas agrários e explicar os direitos dos trabalhadores que moram nestes três povoados. Segundo Manoel Castro, foi uma reunião muito importante onde se conseguiu acessar todos os benefícios que essas entidades sindicais oferecem aos moradores. “Muitas pessoas não sabem que podem ter o direito adquirido por meios destas entidades, sobrecarregando alguns sistemas públicos ou até mesmo as associações” Em seguida, foi marcada…
-
25 de agosto – Dia Nacional da Educação Infantil: relembre a ação da AMOPPE contra o fechamento da escola no Povoado Estiva
A etapa educacional que atua com crianças de zero a seis anos de idade é a primeira da educação básica. É neste momento que este grupo é levado a desenvolver diferentes capacidades que o acompanhará até a vida adulta, exemplo da motora, intelectual e social. Para evidenciar a importância desta data, no dia 25 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da médica pediátrica e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que sempre lutou pela educação primária. Foi com esse mesmo objetivo que a AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores do Povoado Estiva, Baixa da…
-
Marcha das Margaridas de Tutoia segue para Brasília ao 7° Encontro Nacional
No último domingo (13), por volta das 9h30, cerca de 15 mulheres saíram da cidade de Tutoia rumo a 7ª edição da Marcha das Margaridas no encontro nacional que está sendo realizado em Brasília. A região do Baixo Parnaíba tem uma coordenação de três pessoas que fazem parte da FETAEMA – Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão, coordenada pelos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais de cada município. Nesta terça-feira (15), o grupo chegou a Brasília e ficará até a próxima quarta-feira (16), até o término do evento, retornando posteriormente para Tutoia. O objetivo da 7ª edição da Marcha das Margaridas, na capital federal,…
-
1° Encontro Regional de Pesca e Agricultura é realizado em Tutoia para promover a integração entre pescadores e natureza
Na sexta-feira (11), foi realizado o 1° Encontro Regional de Pesca e Agricultura promovido pela Associação dos Pescadores e Marisqueiros de Tutoia. O objetivo do evento foi promover a integração dos pescadores com a fauna local, informar sobre o período em que a pesca fica proibida para não causar prejuízos a natureza, promovendo o equilíbrio entre as partes, além de captar as reivindicações dos pescadores e marisqueiros sobre o que eles acreditam ser necessário para a melhoria do trabalho. A reunião aconteceu na Churrascaria Residente Tutoia I e contou com a presença de muitas pessoas que puderam participar desse momento tão importante para o setor de pesca de Tutoia.
-
Aposentadoria Rural: durante live com advogado, Manoel Castro tirou dúvidas sobre os direitos dos lavradores e pescadores de Tutoia
O trabalhador brasileiro, ainda mais aquele que trabalha na roça, sabe como é difícil a busca pelo sustento. E, depois de tantos anos de luta, chega a hora de se aposentar. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que, lavradores e pescadores têm direito a um tipo de benefício exclusivo: aposentadoria rural. Sobre esse assunto, no último sábado, dia 22 de julho, Manoel Castro, presidente da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, conversou com o advogado Márcio Mesquita, especialista em assuntos previdenciários, que em uma live no Instagram pôde explicar diversos pontos importantes sobre a aposentadoria rural e como…
-
Aposentadoria Rural: como esse benefício pode ser útil em Tutoia?
Quem trabalha na roça sabe como é importante ter acesso aos benefícios sociais, não só para ajudar a colheita, como dar suporte ao trabalhador. Entretanto, o que poucos têm conhecimento é sobre a Aposentadoria Rural. Os trabalhadores rurais têm algumas vantagens quando se aposentam. Esses direitos são usufruídos por todos os que trabalham ou já trabalharam no meio, inclusive os pescadores artesanais. A aposentadoria rural é um benefício para quem trabalha no campo. A contribuição para o INSS não é exigida para o benefício, mas é importante saber demonstrar trabalho nessa área. Para ter acesso a esse benefício, primeiro é preciso ter em mente sobre quais pessoas se enquadram nessa…
-
Ministério Público responde à denuncia da AMOPPE sobre o fechamento da escola no Povoado Estiva
Temos uma ótima notícia para os moradores! O Ministério Público do Maranhão encaminhou uma notificação via e-mail para Manoel Castro, presidente da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, sobre o fechamento da escola do Povoado Estiva. O MP acompanhou todo o processo, como as respostas da Secretaria da Educação de Tutoia e os movimentos que os pais fizeram em manter a escola aberta. Assim, o processo foi arquivado porque a Secretaria de Educação voltou atrás e fez um acordo com os pais, mas o Ministério Público estava investigando a nossa denuncia e, segundo Manoel Castro, isso mostra que a…