
‘Filhos da Terra’: Maranhense da “peste”, conheça a história de Silvano da Paz Silva, que saiu do Povoado de Estiva, mas mantém o amor das suas raízes no coração
Quem precisa sair da sua terra natal para ir em busca de uma melhor condição de vida sabe como, às vezes, é dolorido deixar para trás as raízes e seu povo tão amado. Foi com esse sentimento que Silvano da Paz Silva, que nasceu no Povoado Estiva, mas, mesmo longe, não deixou de ser um exemplo de superação e conquistas para os seus conterrâneos.
Aos 12 anos de idade, Silvano foi morar com seus tios no Povoado de Porto de Areia após incentivo da mãe, que acreditava que o filho poderia ter um futuro melhor. Ele disse que foi bem difícil sair de casa, pois a saudade falava mais alto.
Mas, foi graças a isso que ele conseguiu fazer o ensino fundamental e já mais velho, viu uma oportunidade maior de estudo, quando abriu uma revista e viu aquela propaganda do Instituto Universal Brasileiro, onde era possível realizar cursos por correspondência. E isso abriu a sua mente.
Empenhando em mudar de vida, começou a cursar Mecânica e se mudou para a cidade de Parnaíba a pedido de uma outra tia. Lá, começou a ver as oficinas, mas não se identificou com a profissão.
Foi quando, através de outro parente, que era amigo do governador do Piauí na época, conseguiu um emprego na cooperativa de leite, ganhando um salário mínimo.
“Fiquei 2 anos morando lá e não conseguia mais estudar. Até que um dia decidi me mudar para a cidade de Santos, onde consegui uma carteira de pescador e fiquei 5 anos. Mas, após um acidente no RJ com um barco, voltei para Porto de Areia, contudo queria mudar de vida”.
Assim, Silvano viu na região sul do Brasil essa oportunidade de mudança, e acabou se mudando para a cidade de Joinville, onde em apenas 3 dias na cidade, já começou a trabalhar, e graças ao incentivo do chefe, voltou a estudar.
Em 12 anos na empresa, ele se formou no Curso de Ferramenteiro de Molde e assim conseguiu ter o retorno financeiro que tanto buscava, se estabilizando no estado de Santa Catarina.
Casado e com dois filhos, Silvano diz que a educação é a base de tudo e sem ela ninguém consegue nada.
Para o seu Povoado Estiva, ele cita que algumas mudanças precisam ser feitas, principalmente na forma como o produtor cuida da terra, evitando queimadas e prejuízos para a terra.
Sobre a política, ele acha que está em decadência e que os nossos governantes não querem uma população culta. Por isso, ele aproveitou a ocasião para parabenizar as lives que Manoel Castro vem fazendo no Instagram, levando conhecimento e personalidades que podem mudar o estado do Maranhão.
“Gostei muito das lives do desembargador e do ex-candidato ao governo do estado. São ações como essas que podem transformar o nosso estado”
Esses exemplos de superação e luta servem de grande incentivo para os jovens, pois, mesmo nas adversidades, Silvano não deixou de ir atrás de algo melhor e focou na educação, passando por diversas cidades até encontrar a plenitude pessoal e profissional.


Um comentário
Socorro Castro
Parabéns! História inspiradora, que Deus continue abençoando sua vida 🙏