Aposentadoria Rural: como esse benefício pode ser útil em Tutoia?
Quem trabalha na roça sabe como é importante ter acesso aos benefícios sociais, não só para ajudar a colheita, como dar suporte ao trabalhador. Entretanto, o que poucos têm conhecimento é sobre a Aposentadoria Rural.
Os trabalhadores rurais têm algumas vantagens quando se aposentam. Esses direitos são usufruídos por todos os que trabalham ou já trabalharam no meio, inclusive os pescadores artesanais.
A aposentadoria rural é um benefício para quem trabalha no campo. A contribuição para o INSS não é exigida para o benefício, mas é importante saber demonstrar trabalho nessa área.
Para ter acesso a esse benefício, primeiro é preciso ter em mente sobre quais pessoas se enquadram nessa categoria. Assim, o trabalhador precisa estar dentro de algumas destas três categorias:
- Aposentadoria por idade rural (idade mínima de 60 anos de idade para homens e 55 anos para mulheres e o exercício das atividades pelo período de 15 anos, comprovado por prova documental e testemunhal);
- Aposentadoria por idade híbrida (com tempo rural e urbano);
- Aposentadoria por tempo de contribuição urbana com contagem de tempo de atividade rural.
Embora esse tipo de aposentadoria tenha os mesmos direitos da forma tradicional já conhecida pelos brasileiros, os trabalhadores devem entender a quantidade de documentos que devem ser apresentados, pois todos têm um papel importante na comprovação do tempo gasto no campo. Além disso, a orientação de um advogado é fundamental para obter os benefícios do INSS.
Para requerer o benefício rural ao INSS, é muito importante primeiramente realizar uma análise profissional das características do segurado, tempo de pagamento e atividades rurais além da averiguação dos documentos necessários.
Para ajudar os moradores de Tutoia sobre esse assunto que no próximo sábado, dia 22 de julho, a partir das 19h, que Manoel Castro, presidente da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, vai realizar uma live em sua página no Instagram (https://www.instagram.com/manoelcastros/) com Márcio Mesquita, advogado especializado em Direito Previdenciário e Tributário, e Leandro Oliveira de Almeida, também advogado especializado em assuntos do INSS.
O objetivo desta live será ajudar os trabalhadores rurais de Tutoia sobre seus direitos no acesso à Aposentadoria Rural e como esse benefício está mais acessível a eles do que imaginam.