Associação de Moradores promove ações de desenvolvimento dentro dos Povoados de Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca
Associação

Associação de Moradores promove ações de desenvolvimento dentro dos Povoados de Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca

Criada desde 2016, a AMOPPE – Associação de Moradores e Pescadores de Estiva foi criada para garantir os direitos de quem mora na região, sendo um canal de ligação junto ao poder público.

Mas, foi percebendo a necessidade que cada vez mais as pessoas precisavam para ter os seus problemas resolvidos dentro dos povoados, que a Associação se tornou agora em 2023 um grupo mais organizado, oferecendo melhor estrutura para buscar melhorias em diversos setores de necessidade.

E este incentivo começou quando a única escola do povoado foi quase fechada, o que deixaria muitos alunos sem estudo. Houve uma grande mobilização, buscando mecanismos legais para defender o direito, e no final ficou claro que o fechamento era irregular e a escola se manteve aberta.

E ao ver essa primeira ação da Associação, a população começou a pedir mais, assumindo o poder para defender esse direito de forma natural.

Em seguida, uma ação conjunta de ex-moradores de Tutoia promoveu a entrega de kits escolares por meio de doações aos alunos que estavam iniciando o ano letivo de 2023. A entrega contou ainda com um café da manhã animado, com a participação das mães dos alunos.

Mas, para que a escola pudesse receber os alunos, era preciso uma limpeza geral. E lá foi a AMOPPE realizar a primeira ação de limpeza no povoado, com a ajuda do povo. Um grande sucesso”

Esse foi o pontapé inicial para outras ações de destaque da Associação, como a limpeza da praça da igreja, de algumas estradas que ligam os povoados etc, tudo por meio de mutirão.

E vendo que a região precisava de mais, uma equipe da AMOPPE esteve na Secretaria de Infraestrutura para pedir a troca e manutenção das luzes de diversos postes, que apresentavam defeito ou estavam queimadas. Também, na Secretaria do Meio Ambiente, a AMOPEE levou um ofício para pedir a limpeza de algumas áreas que vêm sendo usadas por pecuaristas para descarte de animais, algo que foi prontamente atendido, além de prometer uma campanha de conscientização.

Mas, quem acha que foi só isso, está enganado! Juntamente com um grupo de trilheiros e moradores, foi realizado o mapeamento de diversas áreas que serão usadas para o crescimento do turismo, algo bastante desejado pelos moradores em virtude do grande potencial que os povoados têm em atrair visitantes, devido a diversidade natural que nossa região possui.

Segundo Manoel Castro, presidente da AMOPPE, a associação veio para organizar essa nova energia que vem de cada morador, com pessoas de iniciativa, onde a comunidade está empenhada em fazer. “É importante ter uma organização que possa representar as pessoas com iniciativas válidas e que gere resultados para que elas possam ver que estamos aqui para ajudar, mas que a participação de todos é fundamental para que tudo funcione bem”

E não para por aí! Agora no mês de maio a AMOPPE promoverá novos projetos! Fiquem ligados em nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/amoppe.tutoia/
Facebook: https://www.facebook.com/amoppe

Youtube: https://www.youtube.com/@amoppe.tutoia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *